Seja Bem Vindo!

Obrigado por acessar nosso blog.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MARKETING E COMERCIO, LADO A LADO PARA ALAVANCAR A EMPRESA



          Todos nos sabemos que as empresas, em geral, vivem em uma constante “guerra” para fidelizar o cliente, aumentar os lucros e sobreviver à concorrência. Por isso elas devem utilizar meios, ferramentas ou estratégias para fazer com que o seu empreendimento cresça, e o marketing pode ser uma solução.
            Uma boa estratégia de marketing, que esteja de acordo com as possibilidades financeiras de uma empresa, certamente ajudará e muito essa empresa a tornar-se competitiva no ramo em que atua. 
             Dentro da área comercial, o marketing pode realizar a inteligência de mercado, a prospecção e a identificação de oportunidades.
            Muitas propagandas de sucesso ajudaram as empresas a alavancar suas vendas, um bom exemplo foi a propaganda da Nissan, uma montadora de carros japonesa, sobre os “pôneis malditos” que além de aumentar as vendas de carros, fixou a imagem do carro e da empresa na memória dos clientes.
            Antigamente os meios de divulgação por parte dos comerciantes para anunciar seus produtos e serviços eram escassos e caros, e uma ferramenta que era muito utilizada era a mala-direta.
            Com o avanço da internet, seu baixo custo e sua facilidade de utilização, novas ferramentas foram criadas para ajudar as empresas como os sites próprios, o e-mail marketing, os blogs, as fan pages, etc.
            Pela velocidade das informações, as redes sociais como o Facebook, Twitter, My Space, foram sendo muito utilizadas e podem ser benéficas ou maléficas. Benéficas, pois ajudam a divulgar entre as pessoas os produtos e campanhas bem elaboradas, e maléficas, pois numa campanha mal feita, um produto de má qualidade se espalha rapidamente entre os internautas, ficando difícil de reverter a situação.
            Propagandas e comerciais de cervejas estão entre os mais admirados pelas pessoas.
          O importante no mundo do empreendedorismo e do comercio é fazer do marketing um aliado, utiliza-lo sempre em prol do crescimento da empresa e não ter medo de arriscar, inovar, encarando e superando os obstáculos.


Meu nome é Rodrigo Sousa Leite, sou aluno da turma de marketing da UCB, trabalho em uma farmácia como farmacêutico, e pretende utilizar tudo que estou aprendendo no meu dia-a-dia, para o meu crescimento pessoal e profissional.

Um comentário: