Todos nos sabemos que as empresas, em
geral, vivem em uma constante “guerra” para fidelizar o cliente, aumentar os
lucros e sobreviver à concorrência. Por isso elas devem utilizar meios,
ferramentas ou estratégias para fazer com que o seu empreendimento cresça, e o
marketing pode ser uma solução.
Uma boa estratégia de marketing, que
esteja de acordo com as possibilidades financeiras de uma empresa, certamente
ajudará e muito essa empresa a tornar-se competitiva no ramo em que atua.
Dentro
da área comercial, o marketing pode realizar a inteligência de mercado, a
prospecção e a identificação de oportunidades.
Muitas propagandas de sucesso
ajudaram as empresas a alavancar suas vendas, um bom exemplo foi a propaganda
da Nissan, uma montadora de carros japonesa, sobre os “pôneis malditos” que
além de aumentar as vendas de carros, fixou a imagem do carro e da empresa na
memória dos clientes.
Antigamente os meios de divulgação
por parte dos comerciantes para anunciar seus produtos e serviços eram escassos
e caros, e uma ferramenta que era muito utilizada era a mala-direta.
Com o avanço da internet, seu baixo
custo e sua facilidade de utilização, novas ferramentas foram criadas para
ajudar as empresas como os sites próprios, o e-mail marketing, os blogs, as fan
pages, etc.
Pela velocidade das informações, as
redes sociais como o Facebook, Twitter, My Space, foram sendo muito utilizadas e
podem ser benéficas ou maléficas. Benéficas, pois ajudam a divulgar entre as
pessoas os produtos e campanhas bem elaboradas, e maléficas, pois numa campanha
mal feita, um produto de má qualidade se espalha rapidamente entre os
internautas, ficando difícil de reverter a situação.
Propagandas
e comerciais de cervejas estão entre os mais admirados pelas pessoas.
O importante no mundo do
empreendedorismo e do comercio é fazer do marketing um aliado, utiliza-lo
sempre em prol do crescimento da empresa e não ter medo de arriscar, inovar,
encarando e superando os obstáculos.
Meu
nome é Rodrigo Sousa Leite, sou aluno da turma de marketing da UCB, trabalho em
uma farmácia como farmacêutico, e pretende utilizar tudo que estou aprendendo
no meu dia-a-dia, para o meu crescimento pessoal e profissional.
Isso aí Rodrigo essa é a idéia!!!
ResponderExcluir